sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Artista-Designer ou Designer-Artista
"A arte é inútil" - Frase que me deixou decepcionada e intrigada por um bom tempo durante o curso de Artes Visuais na UFRGS, mas que foi muito útil e que é até hoje.
Esta arte foi elaborada para a página de um calendário.
(mês de março - Ana Maria Bettini)
ténica mista, finalizada no computador.

O artista não se importa muito com a utilidade mas sim com a intenção, muitas vezes bastante particular, já o designer vê as necessidades do produto, analisa o cliente e o perfil do seu público ele cria algo útil para aquele que o deseja.

Seja o design na forma ou na textura, segue-se a função. Por isso se criou tantos recursos e estudos que analisam mais de perto a cor, a forma e a textura como elementos que tem o intuito de ser mais agradável e prático. (Veja Bauhaus e Black Montain College)

O mito de Ícaro lembra o artista que quer se libertar das exigências do público e que portanto, faz o que se quer o que lhe agrada, ele inventa e reinventa métodos de trabalho para chegar a um objetivo particular, inicialmente, na maioria das vezes nem mesmo sabe como alcançar seu objetivo (objetivo também nem sempre tão claro).

Podemos dizer que o processo de trabalho já seria arte em si, o trabalho do artista mesmo antes de sua conclusão já seria arte.

A partir do momento que se segue uma série de procedimentos, muitas vezes pré-existentes, já notado por artistas inclusive os da modernidade, para se chegar a um objetivo podemos dizer então que este profissional seria o designer, esta diferença nem sempre isto é muito fácil de se entender.
Hoje cada vez mais eu vejo estas duas funções muito imbricadas, em sua forma de criação, diferindo apenas quando se fala de mercado, de obra como produto e no que se fala como função, pois Arte é inútil, e espero que assim continue sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário